Em sua primeira edição, o Curta Ave Lola – Festival Internacional de Curtas volta o seu olhar para produções cinematográficas que flertam com o universo do teatro. Com uma programação 100% online e gratuita, o festival será composto por 16 curta-metragens do Brasil e da América Latina, palestras, masterclasses, uma oficina para a rede pública de ensino e bate-papos.
O Curta Ave Lola – Festival Internacional de Curtas é cinema, teatro, formação e um espaço de troca entre artistas, público, estudantes e produtores latinoamericanos!
Subamos as cortinas!
O Curta Ave Lola – Festival Internacional de Curtas contará com uma programação de palestras, masterclasses, bate-papos e oficina de cinema para a rede pública de ensino! Faça a sua inscrição a partir do dia 22 de agosto de 2023.
Ana Rosa Genari Tezza é cineasta e diretora teatral brasileira. Entre os anos de 2017 a 2021, realizou filmes independentes, webséries e conteúdos audiovisuais de pesquisa de linguagem cinematográfica que se relaciona com o teatro. No ano de 2019, lançou o documentário “O Rio Negro São As Pessoas” como produtora executiva. O filme foi distribuído em Curitiba, Rio de Janeiro, Manaus e comunidades ribeirinhas do Amazonas. Em 2022, dirigiu o seu primeiro longa-metragem, “ALMA”, no qual também assina o roteiro. É fundadora da Trupe Ave Lola, grupo de teatro com 12 anos de história que também possui um teatro independente na cidade de Curitiba – PR. Dirigiu vários espetáculos premiados no Brasil e desenvolve junto a sua trupe uma pesquisa que abarca o teatro popular brasileiro, melodrama e o cabaré em busca de uma linguagem que dê conta das tradições em confluência com a contemporaneidade.
Stefano Lopes é especialista em Corpo e Palavra nas Artes da Cena e da Imagem pela PUC-Rio. Trabalhou como 1º assistente de direção em diversos filmes, incluindo “Bia Mais Um” (Wellington Sari, 2021), “Solange” (Nathália Tereza e Tomás Osten, 2023), “A Mulher Fantasma” (George Walker Torres) e “Alma” (Ana Rosa Genari Tezza). Também contribuiu para o filme “Mirador” (Bruno Costa, 2021) e para as séries “Sintonia” (Netflix) e “O Negociador” (Amazon Prime). Colaborou na produção do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba de 2019 a 2022, sendo diretor executivo nas edições de 2021 e 2022. É sócio-fundador da produtora Prisma Cocriações, juntamente com Tiago Felipe. Atualmente, está finalizando seu primeiro curta como diretor e roteirista, “Nada Ficou no Lugar”, e cursa especialização em Roteiro na Escuela Internacional de Cine y Televisión en San Antonio de los Baños, em Cuba. No teatro, em 2021, foi finalista do 12º FESTU – Festival de Teatro Universitário com a peça “Amniótico”, co-escrito com Lucas Cézar.
O Curta Ave Lola – Festival Internacional de Curtas premiará os três melhores filmes por meio de voto popular. Clique aqui e vote no seu filme favorito durante o período de 09 de outubro a 07 de novembro de 2023!
A duração máxima é de 30 minutos.
Os filmes serão selecionados por meio de uma curadoria especializada, com base em critérios como qualidade técnica e artística, originalidade e relevância cultural.
A programação será exibida de forma gratuita e online, permitindo que pessoas de qualquer lugar do Brasil e da América Latina possam assistir aos filmes durante o período de 09 de outubro a 09 de dezembro de 2023.
Sim, o festival também engloba palestras, masterclasses e oficinas com profissionais de diferentes áreas do cinema, além de bate-papos com os diretores dos filmes selecionados.
Sim, o público poderá votar nos seus filmes favoritos e os três mais votados serão premiados com valores em dinheiro.
O Festival será totalmente online e suas atividades serão gratuitas.