Ave Lola • Espaço de Criação https://avelola.com A Ave Lola Espaço de Criação é um local onde artistas inquietos sonham e trabalham juntos por um teatro poético, humano e inserido no seu tempo histórico. Mon, 04 Nov 2024 16:41:34 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://avelola.com/wp-content/uploads/2023/08/cropped-FAV-ICON-AVE-LOLA-ESPACO-DE-CRIACAO-TEATRO-CURITIBA-32x32.png Ave Lola • Espaço de Criação https://avelola.com 32 32 230360613 Alma https://avelola.com/2024/11/04/alma/ Mon, 04 Nov 2024 15:01:09 +0000 https://avelola.com/?p=3640 Sinopse

Alma é uma jovem que leva uma vida pacata em um Brasil interiorano. Nascida e criada por Ana, uma mulher que carrega a dor de não ter conseguido seguir sua carreira como escritora, Alma tem muito medo da sua potência artística, que se manifesta de forma fantástica no seu cotidiano ordinário. Apesar de desejar uma vida simples, o destino de Alma e de sua mãe é transformado com a chegada de uma trupe de teatro na cidade. Protagonizado por personagens mulheres de diferentes idades, o filme é uma história sobre coragem, destino e amor à arte. 

Trailer

Festivais e prêmios

O filme é o primeiro longa-metragem da Ave Lola Filmes e teve sua estreia internacional no 15º Lady Filmmakers Festival, realizado em Los Angeles, Califórnia. Além da estreia, Alma levou quatro prêmios para o Brasil, dentre eles:

– Melhor Filme;

– Melhor Atriz: Helena Tezza;

– Melhor Atriz Coadjuvante: Nathalia Garcia;

– Melhor Ator Coadjuvante: César Matheus.

O filme também foi selecionado para o 19º La Femme International Festival (EUA), 7th International Women Filmmakers Festival (Turquia) e 11° Festival Internacional de Cine por los Derechos Humanos – FICDEH (Colômbia).

Elenco: Helena Tezza, Inês Peixoto, Luis Melo, Nathalia Garcia, Cesar Matheus, Fabianna de Mello e Souza, Olga Nenevê, Márcio Vito, Regina Bastos, Eduardo Giacomini, Ailén Roberto, Wenry Bueno, Pedro Ramires, Cleber Borges, Ane Adade, Breno Monte Serrat, Arthur Jaime, Mateus Rettamozo, Bruna Paiva Ferretti, Larissa de Lima e Marcelo Rodrigues.

Direção e roteiro: Ana Rosa Genari Tezza

Roteiro e montagem: Larissa de Lima

Direção de fotografia: Tiago Pinheiro

Direção de arte: Beatriz Maestri

Figurino: Eduardo Giacomini

Ano: 2023
Classificação: 12 anos

]]>
3640
Curta Ave Lola https://avelola.com/2024/11/04/curta-ave-lola/ Mon, 04 Nov 2024 14:59:18 +0000 https://avelola.com/?p=3637 Em sua primeira edição, o Curta Ave Lola – Festival Internacional de Curtas voltou o seu olhar para produções cinematográficas que flertam com o universo do teatro. Com uma programação 100% online e gratuita, o festival foi composto por 18 curta-metragens do Brasil e da América Latina, palestras, masterclasses e uma oficina para a rede pública de ensino e bate-papos. 

O Curta Ave Lola – Festival Internacional de Curtas promoveu um espaço de troca entre artistas, público, estudantes e produtores latinoamericanos!  A primeira edição do projeto foi uma realização do Ministério da Cultura e da Ave Lola, pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio de:  All4Labels, Banco UBS, Hogarth, Accesstage Tecnologia Ltda, Grupo Fancar, Plast & Pack Soluções em embalagens, Paranagran Fertilizantes, Metisa Metalúrgica Timboense S.A, Alfa Transportes, Gemu, Vianmaq Equipamentos, Orquídea, Tratorcase Máquinas Agrícolas, Andorinha Hiper Center. 

Data da 1ª edição: 09 de outubro a 09 de dezembro de 2023.

]]>
3637
Casa da Árvore – Contos de floresta e gigantes https://avelola.com/2024/11/04/casa-da-arvore-contos-de-floresta-e-gigantes/ Mon, 04 Nov 2024 14:58:06 +0000 https://avelola.com/?p=3634 Casa da Árvore – Contos de floresta e gigantes é um livro infanto-juvenil que reúne três contos: Sophia, a Pequena Gigante em: O Festejo Celestial, de Ana Rosa Genari Tezza,  A Pequena Abelha e a Árvore Alta, de Jamilssa, e O que fazer quando a tristeza for grande?, de Luís Fernando Nicolosi. Com ilustrações do artista Gabriel Rischbieter, o livro é um convite para conhecer personagens que se aventuram em histórias  fantásticas e misteriosas.

Casa da Árvore – Contos de Floresta e Gigantes é uma realização do Ministério da Cultura, pela Lei de Incentivo à Cultura, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe e produção de Ave Lola e Entre Mundos. Patrocínio de: BTG Pactual, Paranagran e Grupo Tex Cotton.


Autores: Ana Rosa Genari Tezza, Jamilssa e Luís Fernando Nicolosi

Ilustrador: Gabriel Rischbieter
Ano: 2024
Classificação: livre

Clique aqui e compre o seu livro! 

Clique aqui e leia o e-book do livro em sua versão em inglês!

Casa da Árvore – Contos de floresta e gigantes | audioboook

Casa da Árvore – Contos de floresta e gigantes | versão em libras

]]>
3634
Sonho De Uma Noite de Verão | 2024  https://avelola.com/2024/06/19/sonho-de-uma-noite-de-verao/ Wed, 19 Jun 2024 16:46:19 +0000 https://avelola.com/?p=3272 Sinopse: A Trupe Ave Lola traz à cena a comédia “Sonho de uma noite de verão”, uma das obras mais celebradas do lendário dramaturgo William Shakespeare. Por meio de uma encenação teatral popular, a montagem convida o público para testemunhar momentos de paixão, magia e loucura. Com direção de Ana Rosa Genari Tezza, a peça conta com música criada e executada ao vivo por Arthur Jaime e Breno Monte Serrat. No elenco, Cesar Matheus, Helena de Jorge Portela, Helena Tezza, Kauê Persona, Larissa de Lima, Marcelo Rodrigues, Pedro Ramires, Wenry Bueno e Willa Thomas.

Ano de estreia: 2024

Classificação Indicativa: 12 anos

Duração: 2h30 – divididos em 2 atos

FICHA TÉCNICA
Companhia: Trupe Ave Lola

Autor: William Shakespeare

Tradução: Bárbara Heliodora

Direção: Ana Rosa Genari Tezza

Assistente de Direção: Giovana de Liz

Direção Musical, Composição e Arranjos: Arthur Jaime, Breno Monte Serrat, Julia Klüber

Músicos: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat

Elenco: Cesar Matheus, Helena de Jorge Portela, Helena Tezza, Kauê Persona, Larissa de Lima, Marcelo Rodrigues, Pedro Ramires, Wenry Bueno, Willa Thomas

Coreografia e preparação corporal: Ane Adade

Preparação vocal: Julia Klüber

Iluminação: Beto Bruel, Rodrigo Ziolkowski

Cenografia: Daniel Pinha

Figurino: Ana Rosa Genari Tezza, Helena Tezza

Adereços e cabeças: Maria Adélia

Orientação de figurino: Eduardo Giacomini

Costura: Água Viva Decorações, Ari Lima, Marino Ferrera, Sandra Francisca Canonico

Montagem e operação de luz: Alexandre Leonardo Luft 

Assistentes de Cenografia: Stella Pugliesi, Rita Sobrinho

Cenotécnicos: Anderson Quinsler, Paulo Batistela (Nietzsche), Rene Augusto Barbosa, Vilson Kurz

Assistente de cenotecnia: Anderson Bagio

Direção executiva: Entre Mundos Produções Artísticas

Direção de produção: Dara van Doorn, Elza Forte da Silva Carneiro, Laura Tezza 

Produção: Carlos Becker, Mattheus Boeck, Renata Bruel

Direção de Comunicação: Larissa de Lima

Assistente de Comunicação: Cesar Matheus

Prestação de Contas: Laura Tezza, Matheus Munhoz

Ilustrações e projeto gráfico: Raro de Oliveira

Designer Tenda Ave Lola: Gabriel Rischbieter

Registro Audiovisual: Guilherme Danelhuk (Gnomos Filmes)

Registro Fotográfico: Caique Cunha, Maringas Maciel

Produção de vídeos para redes sociais: Amanda Kissua, Willa Thomas

Assessoria de imprensa: Literal Links

Artista residente: Renata Lorca

Coordenação técnica da Tenda Ave Lola: Alexandre Leonardo Luft, Mattheus Boeck

Chefes de cozinha: Karla Bruna, Thamis Barreto

Chefe de limpeza: Sirley de Souza

]]>
3272
Casa da Árvore – Contos para ler e colorir https://avelola.com/2024/03/26/casa-da-arvore-contos-para-ler-e-colorir/ Tue, 26 Mar 2024 18:27:36 +0000 https://avelola.com/?p=3031 Casa da Árvore – Contos para ler e colorir é um box literário para crianças que reúne cinco contos inéditos: Sophia, a Pequena Gigante em: O Festejo Celestial, de Ana Rosa Genari Tezza,  O Medo, O Flautim e a Coragem, de Arthur de Lima Jaime, A nuvem-montanha, de Jamilssa, Um ninho chamado saudade, de Larissa de Lima e O que fazer quando a tristeza for grande?, de Luís Fernando Nicolosi. Com ilustrações do artista Gabriel Rischbieter, a publicação convida as crianças a mergulharem nas páginas de histórias que se debruçam sobre as emoções humanas e colorirem suas próprias aventuras.

Autores: Ana Rosa Genari Tezza, Arthr de Lima Jaime, Jamilssa, Larissa de Lima, Luís Fernando Nicolosi

Ilustrador: Gabriel Rischbieter
Ano: 2023
Classificação: livre

]]>
3031
Manaós – uma saga de luz e sombra – Dramaturgia e Memórias do Processo de Montagem https://avelola.com/2024/03/26/manaos-uma-saga-de-luz-e-sombra-dramaturgia-e-memorias-do-processo-de-montagem/ Tue, 26 Mar 2024 18:19:04 +0000 https://avelola.com/?p=3027

“Manaós: Uma Saga de Luz e Sombra – Dramaturgia e Memórias do Processo de Montagem” é a publicação da obra criada pela autora Ana Rosa Genari Tezza. A história se passa na época áurea do ciclo da borracha, em Manaus de 1911. Três mulheres de distintas origens, guiadas pelo destino, encontram-se e são desafiadas a enfrentar as ameaças de suas duras realidades. A dramaturgia tem como linguagem o melodrama e sugere uma forma teatral que reúne a sofisticação e a comunicabilidade da arte popular brasileira. O livro também revela os bastidores de criação do espetáculo que estreou na cidade de Curitiba no ano de 2019.

Autora: Ana Rosa Genari Tezza
Ano: 2023
Classificação: livre

O processo criativo da publicação literária de Manaós – Uma saga de luz e sombra


Geralmente, sentadas ao redor de uma mesa com café no centro, é que tomamos as decisões aqui na Ave Lola. 

De praxe a mulherada daqui fala de forma caótica e sincronizada ao mesmo tempo. As palavras chegam a se confundir, sem saber de qual boca saíram. O fluxo criativo é tão grande, que uma ideia se completa por outra e os caminhos das decisões se alteram a cada piscar de olhos. 

No final, chegamos a uma proposta única e filha de todas. Os homens da mesa fazem comentários pontuais e se encantam com os ritmos dos próximos passos. 

Assim como tantas outras, surgiu a ideia da publicação do livro “Manaós – Uma Saga da Luz e Sombra”. A pergunta inicial era: como fazemos para nossos espetáculos teatrais não ficarem reféns de sua efemeridade? E a resposta, depois de risadas altas, desvios de temas, conversas paralelas, café derramado e opiniões fortes: vamos publicar mais essa dramaturgia!

Partimos pra o próximo passo, escrevemos o projeto e sonhamos. Um ano depois, captamos os recursos e quando nos damos conta, estão todas debruçadas na tarefa de publicar um livro.  Faz parte do trabalho aperfeiçoar a dramaturgia e reler os escritos dos ensaios para compor uma publicação literária que engloba não só o texto da peça em si, mas também as metodologias da criação deste espetáculo e os motivos que levaram a Trupe a contar, em cena, uma história de mulheres na Amazônia do século 17. 

Ana Rosa Tezza, diretora do espetáculo, fuçou fotos e registros da época dos ensaios, relembrou sua infância em baixo dos pés de manga e das sombras acolhedoras na Amazônia. Conversou com seu irmão e contou histórias sobre a Belquice, sua vizinha, para suas filhas. Tudo parte do processo de tornar viva a memória de sua meninice na Amazônia e assim colorir o texto que iria compartilhar com o leitor o processo de criação de uma dramaturgia, que em muito se encontra com sua própria infância.

Em paralelo, foram ministradas 08 palestras para estudantes da rede pública de ensino, com o objetivo de compartilhar o processo de criação das obras da Ave Lola.

Então, desenvolvemos os textos que contam ao leitor os mais íntimos detalhes da fazedura da peça “Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra”. 

A equipe, novamente em assembleias, elegeu as fotos que comporiam o livro. Foram mais de 5 revisões… O texto foi para as mãos do ilustrador Gabriel Rischbieter e daí surgiram lindos desenhos. Então, esse apanhado de textos, fotos, ilustrações e memórias foram diagramadas. 

Pensamos nas letras, na textura do papel, nas cores e no acabamento em dourado da capa, que deixaram toda a equipe em êxtase.  Com a versão final em mãos, imprimimos o “boneco”.

Calma, mais uma revisão. Pequenas alterações e PRONTO! 

Impressas embaladas e distribuídas 1.OOO UNIDADES dessa obra para toda a sociedade! 

Com isso, pretendemos que nosso Manaós chegue mais longe, que o teatro possa permanecer na retina dos brasileiros e que uma história sobre o nosso povo seja lida, contada, ouvida e registrada.

Laura Tezza

]]>
3027
Tchekhov – Dramaturgia e Memórias do Processo de Montagem https://avelola.com/2024/03/26/tchekhov-dramaturgia-e-memorias-do-processo-de-montagem/ Tue, 26 Mar 2024 18:12:16 +0000 https://avelola.com/?p=3021

“Tchekhov – Dramaturgia e Memórias do Processo de Montagem” é uma viagem rumo à Rússia criada pela dramaturga Ana Rosa Genari Tezza. O primeiro ato da peça nasce da indagação sobre quem seria e de onde viria Aniuta, personagem do conto homônimo de Tchekhov. Assim, a peça retrata a saga da jovem cigana que chega à cidade de Moscou após uma longa aventura e conhece um estudante de medicina que a atende. O segundo ato é criado a partir de cartas trocadas entre Tchekhov e seus companheiros artistas que, nesse período, se debruçaram sobre a montagem do espetáculo “A Gaivota”. Esses artistas eram verdadeiros cientistas de sua arte e se dedicavam ao seu ofício com um afinco extenuante. Por meio de depoimentos dos artistas da Trupe Ave Lola, a obra também revela os bastidores de criação do espetáculo que estreou na cidade de Curitiba no ano de 2013.

Autora: Ana Rosa Genari Tezza
Ano: 2023

Classificação: livre

O processo criativo do Tchekhov – Dramaturgia  e memórias do processo de montagem

Bom, como vocês sabem a Ave Lola é uma Trupe de Teatro. Não, pera… A Ave Lola é uma editora. Não… Calma… A Ave Lola é um grupo de amigos com um sonho e um propósito em conjunto. Não… A Ave Lola é uma produtora audiovisual. 

Não… Não é bem isso… 

Acho que agora sei: a Ave Lola é um grupo de amigos muito profissionais, com um sonho em comum que é produzir arte e cultura neste país. Nos últimos 12 anos já criamos peças de teatro, filmes, webséries, livros, festas, e muitas outras coisas que alimentam nossas almas e corações. 

A Publicação Literária do Tchekhov é um desses projetos e tudo começou com uma peça de teatro feita em 2014. Uma peça chamada Tchekhov, que fez tanto sucesso, que quando chegavamos no nosso pequeno teatro na Rua Portugal, lá pelas 2 horas da tarde, para organizar tudo pro público, já tinha fila na porta. Fila que dobrava a rua. E isso que a peça só começava as 8 da noite! 

É. A Ave Lola fez teatro independente parecer um show badalado. 

Bom, pelo menos era assim que sentíamos. 

Os anos se passaram e aqui estamos, 04 espetáculos depois e Tchekhov ainda é o queridinho de muitos dos nossos públicos cativos. 

Foi por isso que decidimos publicar um livro, com memórias sobre o processo de criação e com a dramaturgia original dessa peça. 

Então, agora, Tchekhov é um autor Russo, uma peça de teatro premiada e um livro de dramaturgia. 

Mas calma. Eu já me perdi aqui e o objetivo desse texto é e sempre foi: contar para vocês o processo de criação deste livro. Compartilhando, por entre as cortinas, os detalhes dessa mais nova publicação da Trupe Ave Lola. 

Pra gente botar a mão na massa e começar a escrever o livro, o primeiro passo foi fazer uma série de entrevistas com as pessoas que ajudaram a construir essa obra. Então, nos primeiros meses conversamos com atores, atrizes, iluminadores, músicos, cenógrafos, o produtor e a diretora da peça. 

A partir dessas conversas e das diferentes perspectivas sobre o processo de criação deste espetáculo, a Zazá, a Ana Rosa e eu (a Laura), começamos a desenvolver os textos que contam pra vocês como foi que de um tablado de madeira simples, construiu-se a história do espetáculo “Tchekhov”.. Lá no livro, tem observações incríveis sobre esse trajeto criativo feitas pela Ana Rosa, diretora e dramaturga da obra. Além de histórias da Regina Bastos, Evandro Santiago, Marcelo Rodrigues e Helena Tezza. Bom, se eu for contar tudo aqui, ninguém vai ler o livro, então, sigamos. 

Depois dos detalhes digno dos voyeurista de teatro, que entregamos nos primeiros capítulos, o livro conta também com a dramaturgia na íntegra do espetáculo. 

Para publicar a dramaturgia, nós revisamos o texto que já tinha sido desenvolvido para o espetáculo. Incluímos alguns textos pequenos, para que os leitores, a partir do papel, compreendessem aquilo que estaria a se passar no palco da Ave Lola. 

Bom, a sequência vocês já sabem. A Ana Rosa, Zá e eu, relemos aproximadamente 1766193038294 vezes o texto. Criticamos, mudamos, incluímos, retiramos, puxamos, encolhemos e escutamos, até que achamos que o texto do livro estava digno da peça. 

Mandamos a versão final para revisão. Depois desta revisão fizemos uma adequação e lá voltou ele, o texto, para a sua segunda revisão profissional, feita pela Ana Mira, nossa querida parceria. 

Agora, era a hora de escolher as fotos que melhor representavam o espetáculo. Tudo foi pensado para que nossos leitores pudessem, de fato, visualizar o que foi a montagem do Espetáculo Teatral, dando as dimensões do cenário, as texturas dos figurinos, a potência das atuações, os recortes de luz, a dinâmica da direção e o ritmo da peça.

Escolhidas as fotos, falamos com nosso amigo e exímio fotógrafo, Maringas Maciel, que tratou as fotos escolhidas para que elas pudessem estar na melhor qualidade para vocês. 

Ahhh, meu deus! Esqueci de dizer. 

Enquanto tudo isso acontecia (as entrevistas, o texto, as fotos e as revisões), tínhamos uma dupla imbatível trabalhando na diagramação e ilustração do livro, Gabriel Rischbieter e Sergio Trevisan. Gabriel estudou o texto e pensou nas bonitezas que enfeitam as páginas do livro. Inspirou-se nas obras da incrível artista Sandra Hiromoto que integram a estamparia do cenário do Tchekhov. Cada ilustração ali tem o coração deste exímio ilustrador. E o Sergio, por sua vez, se preocupou de que a disposição visual dos textos, das ilustrações e das fotos, ficassem agradável aos olhos dos leitores. 

Tudo junto e misturado, o nosso livro foi pra gráfica. 

Eu não sei se vocês sabem, mas antes da gente imprimir de vez os 1.000 livros, fazemos a impressão do boneco. É, eu também não sabia que o nome disso é boneco, mas é. 

Imprimimos o primeiro boneco e não ficamos satisfeitos com o tamanho da página. Pedimos para aumentar e já que nessa hora ganhamos um tempinho, aproveitamos para adicionar algumas fotos extras. É que tenho que admitir, tinha tanta foto bonita, que a vontade era colocar todas, hehe. 

Finalizadas as alterações no tamanho do livro e inclusão de fotos, mandamos para impressão o segundo boneco. 

Foi o livro entrar pela porta que a equipe toda vibrou em comemoração! Uma etapa finalizada. Boneco aprovado!!!

Na semana seguinte, fomos até a gráfica para aprovar a cor da impressão oficial. Passamos uma tarde na gráfica, tomando café, conhecendo as máquinas, proseando com a equipe parceira da Multigrafic, enquanto as páginas impressas saíam quentinhas das impressoras. Eu nunca tinha visto uma máquina de impressão de livros e confesso que fiquei impressionada com a tecnologia para mistura de cores, a velocidade e todo o trabalho tecnológico e manual que acontece antes de um livro ocupar um lugar em nossa estante.

Depois dessa tarde agradável, onde todas as pessoas da equipe do livro tiveram a sensação de missão cumprida, voltamos para a sede da Ave Lola, sabendo que até o dia do lançamento, enquanto fazemos nossas tarefas diárias, aquelas máquinas de impressão imensas estarão trabalhando incessantes para que 1.000 unidades do nosso livro, fiquem prontos. 

Precisas uma semana e meia depois caixas e caixas chegaram no nosso escritório. Vou admitir aqui que a felicidade bateu forte. Mas o desespero também. Vocês tem ideia do que significa o volume de 1.000 livros impressos? Bom, eu posso te garantir que é muito e é grande. E como não tínhamos onde colocar tanta caixa, nossa única alternativa foi a que sucedeu dias depois: lançamos o livro num evento lindo, com pessoas de todas as partes da cidade de Curitiba. 

A Ana Rosa assinou livros para várias pessoas que conheciam o espetáculo e ficaram emocionadas ao verem um livro com a dramaturgia de uma peça que não volta em cartaz há mais de 06 anos. 

Fiquei feliz. Esse é o poder do papel, da caneta, da impressão. A imortalização de coisas efêmeras. E que boa coisa essa parceria da literatura com o teatro. Nos rendeu boas histórias. Se você leu esse texto e gostou, fala com a gente da Ave Lola e vem pegar seu livro! A gente tá doido pra te receber aqui na nossa sede e continuar essa conversa, olho no olho.

Laura Tezza | Produtora Executiva da Ave Lola

]]>
3021
O processo criativo do Tchekhov https://avelola.com/2023/11/14/o-processo-criativo-do-tchekhov/ https://avelola.com/2023/11/14/o-processo-criativo-do-tchekhov/#respond Tue, 14 Nov 2023 13:07:31 +0000 https://avelola.com/?p=2385 Dramaturgia e memórias do processo de montagem

Bom, como vocês sabem a Ave Lola é uma Trupe de Teatro. Não, pera… A Ave Lola é uma editora. Não… Calma… A Ave Lola é um grupo de amigos com um sonho e um propósito em conjunto. Não… A Ave Lola é uma produtora audiovisual. 

Não… Não é bem isso… 

Acho que agora sei: a Ave Lola é um grupo de amigos muito profissionais, com um sonho em comum que é produzir arte e cultura neste país. Nos últimos 12 anos já criamos peças de teatro, filmes, webséries, livros, festas, e muitas outras coisas que alimentam nossas almas e corações. 

A Publicação Literária do Tchekhov é um desses projetos e tudo começou com uma peça de teatro feita em 2014. Uma peça chamada Tchekhov, que fez tanto sucesso, que quando chegavamos no nosso pequeno teatro na Rua Portugal, lá pelas 2 horas da tarde, para organizar tudo pro público, já tinha fila na porta. Fila que dobrava a rua. E isso que a peça só começava as 8 da noite! 

É. A Ave Lola fez teatro independente parecer um show badalado. 

Bom, pelo menos era assim que sentíamos. 

Os anos se passaram e aqui estamos, 04 espetáculos depois e Tchekhov ainda é o queridinho de muitos dos nossos públicos cativos. 

Foi por isso que decidimos publicar um livro, com memórias sobre o processo de criação e com a dramaturgia original dessa peça. 

Então, agora, Tchekhov é um autor Russo, uma peça de teatro premiada e um livro de dramaturgia. 

Mas calma. Eu já me perdi aqui e o objetivo desse texto é e sempre foi: contar para vocês o processo de criação deste livro. Compartilhando, por entre as cortinas, os detalhes dessa mais nova publicação da Trupe Ave Lola. 

Pra gente botar a mão na massa e começar a escrever o livro, o primeiro passo foi fazer uma série de entrevistas com as pessoas que ajudaram a construir essa obra. Então, nos primeiros meses conversamos com atores, atrizes, iluminadores, músicos, cenógrafos, o produtor e a diretora da peça. 

A partir dessas conversas e das diferentes perspectivas sobre o processo de criação deste espetáculo, a Zazá, a Ana Rosa e eu (a Laura), começamos a desenvolver os textos que contam pra vocês como foi que de um tablado de madeira simples, construiu-se a história do espetáculo “Tchekhov”.. Lá no livro, tem observações incríveis sobre esse trajeto criativo feitas pela Ana Rosa, diretora e dramaturga da obra. Além de histórias da Regina Bastos, Evandro Santiago, Marcelo Rodrigues e Helena Tezza. Bom, se eu for contar tudo aqui, ninguém vai ler o livro, então, sigamos. 

Depois dos detalhes digno dos voyeurista de teatro, que entregamos nos primeiros capítulos, o livro conta também com a dramaturgia na íntegra do espetáculo. 

Para publicar a dramaturgia, nós revisamos o texto que já tinha sido desenvolvido para o espetáculo. Incluímos alguns textos pequenos, para que os leitores, a partir do papel, compreendessem aquilo que estaria a se passar no palco da Ave Lola. 

Bom, a sequência vocês já sabem. A Ana Rosa, Zá e eu, relemos aproximadamente 1766193038294 vezes o texto. Criticamos, mudamos, incluímos, retiramos, puxamos, encolhemos e escutamos, até que achamos que o texto do livro estava digno da peça. 

Mandamos a versão final para revisão. Depois desta revisão fizemos uma adequação e lá voltou ele, o texto, para a sua segunda revisão profissional, feita pela Ana Mira, nossa querida parceria. 

Agora, era a hora de escolher as fotos que melhor representavam o espetáculo. Tudo foi pensado para que nossos leitores pudessem, de fato, visualizar o que foi a montagem do Espetáculo Teatral, dando as dimensões do cenário, as texturas dos figurinos, a potência das atuações, os recortes de luz, a dinâmica da direção e o ritmo da peça.

Escolhidas as fotos, falamos com nosso amigo e exímio fotógrafo, Maringas Maciel, que tratou as fotos escolhidas para que elas pudessem estar na melhor qualidade para vocês. 

Ahhh, meu deus! Esqueci de dizer. 

Enquanto tudo isso acontecia (as entrevistas, o texto, as fotos e as revisões), tínhamos uma dupla imbatível trabalhando na diagramação e ilustração do livro, Gabriel Rischbieter e Sergio Trevisan. Gabriel estudou o texto e pensou nas bonitezas que enfeitam as páginas do livro. Inspirou-se nas obras da incrível artista Sandra Hiromoto que integram a estamparia do cenário do Tchekhov. Cada ilustração ali tem o coração deste exímio ilustrador. E o Sergio, por sua vez, se preocupou de que a disposição visual dos textos, das ilustrações e das fotos, ficassem agradável aos olhos dos leitores. 

Tudo junto e misturado, o nosso livro foi pra gráfica. 

Eu não sei se vocês sabem, mas antes da gente imprimir de vez os 1.000 livros, fazemos a impressão do boneco. É, eu também não sabia que o nome disso é boneco, mas é. 

Imprimimos o primeiro boneco e não ficamos satisfeitos com o tamanho da página. Pedimos para aumentar e já que nessa hora ganhamos um tempinho, aproveitamos para adicionar algumas fotos extras. É que tenho que admitir, tinha tanta foto bonita, que a vontade era colocar todas, hehe. 

Finalizadas as alterações no tamanho do livro e inclusão de fotos, mandamos para impressão o segundo boneco. 

Foi o livro entrar pela porta que a equipe toda vibrou em comemoração! Uma etapa finalizada. Boneco aprovado!!!

Na semana seguinte, fomos até a gráfica para aprovar a cor da impressão oficial. Passamos uma tarde na gráfica, tomando café, conhecendo as máquinas, proseando com a equipe parceira da Multigrafic, enquanto as páginas impressas saíam quentinhas das impressoras. Eu nunca tinha visto uma máquina de impressão de livros e confesso que fiquei impressionada com a tecnologia para mistura de cores, a velocidade e todo o trabalho tecnológico e manual que acontece antes de um livro ocupar um lugar em nossa estante.

Depois dessa tarde agradável, onde todas as pessoas da equipe do livro tiveram a sensação de missão cumprida, voltamos para a sede da Ave Lola, sabendo que até o dia do lançamento, enquanto fazemos nossas tarefas diárias, aquelas máquinas de impressão imensas estarão trabalhando incessantes para que 1.000 unidades do nosso livro, fiquem prontos. 

Precisas uma semana e meia depois caixas e caixas chegaram no nosso escritório. Vou admitir aqui que a felicidade bateu forte. Mas o desespero também. Vocês tem ideia do que significa o volume de 1.000 livros impressos? Bom, eu posso te garantir que é muito e é grande. E como não tínhamos onde colocar tanta caixa, nossa única alternativa foi a que sucedeu dias depois: lançamos o livro num evento lindo, com pessoas de todas as partes da cidade de Curitiba. 

A Ana Rosa assinou livros para várias pessoas que conheciam o espetáculo e ficaram emocionadas ao verem um livro com a dramaturgia de uma peça que não volta em cartaz há mais de 06 anos. 

Fiquei feliz. Esse é o poder do papel, da caneta, da impressão. A imortalização de coisas efêmeras. E que boa coisa essa parceria da literatura com o teatro. Nos rendeu boas histórias. Se você leu esse texto e gostou, fala com a gente da Ave Lola e vem pegar seu livro! A gente tá doido pra te receber aqui na nossa sede e continuar essa conversa, olho no olho.

Laura Tezza | Produtora Executiva da Ave Lola

]]>
https://avelola.com/2023/11/14/o-processo-criativo-do-tchekhov/feed/ 0 2385
Ave Lola na Amazônia  https://avelola.com/2023/08/02/ave-lola-na-amazonia/ https://avelola.com/2023/08/02/ave-lola-na-amazonia/#respond Wed, 02 Aug 2023 18:16:41 +0000 https://avelola.com/?p=709 Desde 2014, a Ave Lola desenvolve diversos projetos culturais na região da Amazônia. O projeto “Ave Lola Rumo ao Rio Negro” contou com duas edições: em 2023, foi realizado de forma independente resultado de uma parceria da Academia Amazônia Ensina (Acae), Trupe Ave Lola e Grupo Batida (Dinamarca). Em sua primeira edição, foi premiado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz em 2014, possibilitando apresentações do espetáculo “Tchekhov” e “O Malefício da Mariposa” no Teatro Amazonas e em outros locais de Manaus, bem como em comunidades ribeirinhas do Rio Negro e Rio Uatumã, onde também foram realizadas oficinas, palestras e apresentações. 

Já o projeto “Brasil – Fronteiras do Norte”, patrocinado pela Petrobras Distribuidora de Cultura, levou o espetáculo bilíngue “O Malefício da Mariposa” para cidades fronteiriças dos estados amazônicos, incluindo a realização de oficinas, palestras e bate-papos, além de tradução em língua de sinais para pessoas com deficiência auditiva. 

Por fim, o projeto “Amazônia Andes: da foz à nascente, do Atlântico ao Pacífico” resultou em exposições fotográficas em Curitiba, Manaus e Lima, bem como no lançamento de um livro fotográfico de José Tezza, finalista do Prêmio Jabuti em 2014 e integrante da Bienal do Livro de São Paulo. Essas iniciativas da Ave Lola demonstram seu compromisso em promover a cultura e estabelecer conexões entre diferentes regiões.

Ano: 2013 – 2023

Classificação: livre

]]>
https://avelola.com/2023/08/02/ave-lola-na-amazonia/feed/ 0 709
Tempo de Formação Teatral (2018 – 2023) https://avelola.com/2023/08/02/tempo-de-formacao-teatral-2018-2023/ https://avelola.com/2023/08/02/tempo-de-formacao-teatral-2018-2023/#respond Wed, 02 Aug 2023 18:16:04 +0000 https://avelola.com/?p=707 Tempo de Formação Teatral é um projeto que tem como objetivo aprofundar e diversificar o conhecimento dos participantes na área do teatro, por meio de ações formativas ministradas gratuitamente na cidade de Curitiba. Com três edições realizadas nos anos de 2018, 2021 e 2023, mais de 500 pessoas foram diretamente impactadas pelas ações formativas do projeto, e 40 mil foram alcançadas indiretamente por meio de oficinas, palestras e bate-papos, incluindo jovens e adultos da comunidade surda e cega.

Ano: 2018 – 2023

Classificação: livre

]]>
https://avelola.com/2023/08/02/tempo-de-formacao-teatral-2018-2023/feed/ 0 707